niedziela, 11 stycznia 2015

Correndo num postal!

Link do wersji polskiej

As minhas experiências anteriores das maratonas (Gdansk, Polónia e Porto) foram todas iguais – foi só uma batalha contra o relógio e tempo. Tudo foi contabilizado uma segunda depois de outra. Nao tive tempo para nem um momento de dúvida. Independentamente de tudo sempre tinha de continuar de correr e demais tinha de manter a minha velocidade! Se diz que durante as provas não existe concorência – o mais importante é sentir se bem e feliz. É Isso! Quando correr, nunca dava atenção para outros corredores! Mas sempre ficava a concorência comigo mesmo e também com o tempo. Então posso dizer que nunca sabia o que é o prazer de correr! Mas isto terminou algum tempo atrás! :)

Por volta de setembro, completamente por acaso encontrei na Internet a publicidade sobre uma maratona - “A oportunidade de correr num cenário de postal”. As fotografias foram incrivéis e portanto fiquei apaixonado immediatamente. Sabia que nao é inteligente correr duas maratonas num mês só, mas também sabia que tenho de participar naquela maratona da publicidade!


Isto é uma maneira como eu encontrei-me na Maratona do Gerês no único parque nacional de Portugal – Peneda – Gerês. Foi uma prova mais fantástica daquelas que eu já tinha participado na minha vida. Longe da civilização, com um ambiente lindo foi muito fácil de sentir-se ligado com a natureza. Demais, não foram muitos participantes – “só” 179 maratonistas (todos juntos com outras provas – 1000 corredores). Todos pareceram conhecer-se desde muito tempo e isto causou um ambiente familiar e muito simpático. A maratona tinha mais uma caraterística incrivel. O organizador foi Carlos Sá – vencedor de Badwater 2013! Uuuuiii, vou o conhecer! :D     



Toda a viagem foi para mim mais turistica do que desportiva. Entre Aveiro e Gêres apanhámos uma boleia, tomámos um banho na Cascata do Arado e também nos banhos quentes na Espanha, passámos um pouco tempo tentando de encotrar os cavalos selvagens e fizemos muitas outras coisas loucas! Tudo isto não facilitou de me focar antes da prova. Mais tudo foi fixe e eu apaixonei me no Gêres muito rapido!



No entanto, depois todas estas coisas, chegou o tempo para começar a correr. O tempo foi muito bom – por volta de 15°C e os abertos do céu, em vez de neve que foi previsto!



Os últimos conselhos para mim antes da partida foram dados pelo Carlos Sá, e por isto eu já sabia sem dúvida que esta prova será muito boa!



É a minha primeira vez quando os meus tempos bruto e liquido serão mesmo – parto da primeira linha! O Carlos está ao lado cumprimentando todos os participantes.



BOOM! Tudo começou! Sem nervos nem stresse - não queria bater com o tempo. Com desnivel positivo tão grande não foi possivel – 1350 m com distância de 42 km!!! Por isto queria so apreciar a beleza da natureza.


Até a primeira curva estive no inicio de grupo. A segunda curva foi para mim a primeira grande surpresa naquele dia – uma estrada vertical! O QUÊ? :O Esperava as grandes montanhas mas aqui alguem exagerou... Corri muito lento, com calma (lembrei-me que ainda tenho 41,8 km até o final), mas surpreendido dei por facto que ainda estive no início do grupo! Depois de alguns metros de estrada plana e uma grande descida (já sabia o que vai ser mais difícil para mim naquele dia) percebi que estou entre os primeiros 10 maratonistas!
            Ora beeeeeeem... Contudo, utilizando a oportunidade, vou ter de lutar por um bom lugar. Uma primeira subida grande começou e começei de ficar sozinho antes do meu grupo. Um ou dois quilométros antes a fim da subida juntou a mim um desportista um pouco mais velho – Paulo Reis – campeão de Portugal de veteranos na distância de 800 metros! Um fotografista Laureano Freixo tirou-nos uma fotografia linda!     



      Em cima estive no 7o lugar (7 km - 39 min 50 sec). Mais uma surpresa foi a tenda de alimentacão! Não sabia como vai ser, mas foi um pouco estranha para mim! Estou no piquenique ou na maratona? :D Sem pensar peguei uma parte de banana e continuei a correr sem parar. Tive a meia garrafa de água e pensei que isto é suficente até o quilométro 14. O meu novo amigo – Paulo parou e por isto mais uma vez fiquei sozinho.



Os próximos quilométros foram o mais incrivéis da toda a corrida! Muitas pessoas que ainda estiveram durante a subida gritaram e cumprimentaram-me, mesmo com as palavras como "força Polónia!" :D Para mim foi muito fixe e muito motivante! A descida foi difícil para mim – foi a minha primeira prova nas montanhas e sem experiência não sabia como descer o melhor. Na mitade da descida encontrei-me a minha amiga (que chama-se Ola, um pouco engraçado para os portugueses :P ) de Erasmus que depois de duas semanas de treinar decidiu de participar na maratona nas montanhas!!! LOUCA! :D



            A descida acabou no quilométro 12 com o meu tempo de 56 minutos. Sem intervalo começou a segunda subida! Faltaram 2 km para a próxima tenda de alimentacão, mas eu já tive falta de água! Também a temperatura subiu e foi um pouco difícil de suportar as condicões. Quando consegui de ver a tenda fiquei muito feliz! Parei e preenchi a minha garrafa com água, mas mias uma vez não tomei quase nada para comer. Tive uma barra de chocolate e esperei que isto vai ser suficiente.
            Por ambos lados da estrada esteve uma floresta. Estive numa altura grande mas não foi possivel ver nenhums paisagens. Que pena! Algum tempo mais tarde começou – se a estrada de terra batida. Na tenda de quilométro vinte encontrei- me as duas raparigas que no dia anterior deram me uma boleia de Torneiros até a Vila do Geres! Foi o encontro muito simpático!
            Depois quando deixei a floresta atrás, começei a ver as paisagens mais bonitas da minha vida! As montanhas, o lago com um vento forte! Tudo foi tão bonito que começei de pensar se não seria melhor parar por um bocadinho e tirar algumas fotografias! Ja estive muito cansado, então esta ideia parecia muito boa mas com um grande esforço físico e mental consegui de continuar a correr.
Naquele sitio também começei a ter as dificuldades, ultrapassaram me muitas maratonistas e estafetas. Estive 8, depois 9, 10, 11... Fui 11o quando voltar até asfalto. Aqui o vento foi mesmo mais forte do que antes! No meu caminho encontrei-me um arvore caido! Depois de atravessar o obstaculo continui a descida até o final e depois encontrei-me mais um obstaculo – estrada vertical mais uma vez! Naquela altura foi o promeiro momento quando eu parei correr e começei de andar por um bocadinho, porque o andar foi mais rapido do que correr naquela subida!



      A próxima atração foi uma aldeia de montanhas muito bonita. A estrada foi difícil porque o asfalto se terminou e tivemos só a calçada portuguesa. Aqui precisava de falar português porque tive de perguntar as pessoas sobre o caminho da maratona, mas foi o sitio uniquo durante toda a maratona com tais dificuldades. De outro lado a aldeia foi lindissima! Pena que nao tive tempo para calmar-me e aproveitar um pouco as vistas incrivéis! Mais um razão para morar no Gerês! :D


      No quilométro 30. (2:28h), no predio de museu encontrava-se mais um ponto de alimentacão e também área de trocos para a estafeta. Estive lá antes de muitas estafetas e por isto esteve lá muita gente. Todos apoiaram me em modo fantástico! Quando ultrapassar este edificio, senti-me como  voasse! Gosto muito todos os corredores! Desde estar cá em Portugal também gosto muito todos os portugueses… Mas corredores portugueses... ADORO!!! :D


Tomei o máximo da comida possivel, preenchi a minha garrafa e começei a última parte da maratona – 4 km da subida e depois uma descida final de 8 km. No gráfico foi escrito que o último ponto de alimentacão será no quilométro 35, mas sobrevivi mais uma surpresa quando encontrei este ponto quase imediatamente! Desde este ponto deveria ser 7 km até o final, mas não podia acreditar. Estive muito alto e a temperatura subiu até 20°C – depois todos os desafios de hoje este tempo foi para mim insuportável! As vistas foram tão maravilhosas, que independente de tudo, já sabia que valeu a pena chegar ao Gerês! Demais ainda estive 11o!


            Muito mais tarde atingi um sinal < Gerês 7 km>. FOGO!!! Naquela altura já não tive nem um gramo da energia. Tudo já foi utilizado antes! Andava cada vez mais frequenramente e só as vezes tentava de correr. Há muito tempo não me interesava o tempo da maratona, mas agora também o meu lugar perdeu a importância para mim. Estive exausto! Só queria terminar! Mesmo que os últimos quilométros foram só descida, sofrei muuuuito… foram muitos atletas e as estafetas que me ultrapassaram naquela altura...
            Finalmente mais uma vez fiquei sozinho. Última vista de uma paisagem bonita abaixo e entrei a floresta. Lá, na floresta foi um pouco mais frio, que para mim foi uma informacão muito boa. Sabia que a chegada já estava perto e foi só isto que me deixou manter a vida! :D


            Os últimos quilométros foram exatamente contrairos com os primeiros – aquela estrada vertical da segunda curva agora foi uma descida perigrosíssima! A dor de musculos foi tão grande que não foi possivel lá correr normalmente. Andava tentando apanhar as cercas e muros das casas de ambos lados da estrada para não cair. Os últimos 400 metros foi um grande alivio para mim! Finalmente uma estrada plana! Acabei sozinho com uma bandeira polaca en cima da minha cabeça com o tempo final 3:35:05!!! Apesar de perder toda a energia nos últimos minutos o tempo foi muito melhor do que esperava! :)


      16o lugar open e 1o na minha escalão de menos de 23 anos! SPOKO! :D (fixe em polaco :D ).


      Na linha de chegada cada atleta foi cumprimentado pelo Carlos Sá, e todos obteram uma medalha de madeira lindíssima!


            Como estive um primeiro maratonista estrangeiro, tive uma oportunidade de dar uma entrevista, que foi em português! Mais um sonho se realizou! Apresentação pública em português, do que aprendo menos do que um ano! Depois devolvi o chip e fui comer muitíssimo a tenda! :D


      Na chegada tudo foi muito bem organizado. Muita comida também seca e quente, pipas com água fria e gelo, três postos com massagens feitos pelos grandes profesionalistas de Fisipadrão. Tudo no nivel mundial! Estive muito encantado!


            É certo, que naquele dia podia correr mais rapido. Também podia me preparar melhor (desde Maratona do Porto a minha motivacão para treinar foi muito fraca). É provavel que o mais responsavel fosse nem participar no Gerês! Mas com toda a certeza posso dizer uma coisa: “VALEU A PENA”!!! Uma natureza fantastica e as amizades que começei (com algumas poessoas encontrei-me mais uma vez muito rapido durante Toca a Todos!) causaram que foi uma das experiências mais incrivéis e inesquesivéis da minha vida! As vezes vale a pena ser louco! :D


GERÊS MARATHON
30.11.2014
42 KM 195 M
TEMPO - 3H 35MIN 05SEC
LUGAR OPEN - 16
LUGAR ESCALÃO U23 - 1
      PS. Muito obrigado a toda a organizacão da Maratona do Gerês, a todas pessoas de apoio, e claramente ao Carlos Sá pela oportunidade de participar naquele evento inesquecivel! Vou volver sempre ao Gerês! A próxima vez durante Gerês Trial Adventure! Ate já! :)

2 komentarze:

  1. Excelente texto, descrição real do percurso. Bom Português!
    Abraço, Michal

    OdpowiedzUsuń
    Odpowiedzi
    1. Obrigado o meu Amigo! Até o Gerês Trial Adventure! :)

      Usuń

Podobał się wpis? Zostaw komentarz! Nie podobał się? I tak zostaw! Dziękuję! :D